Já vimos anteriormente vários aspectos e características que ajudam você a identificar seu cliente ideal.

Quanto mais informações você souber sobre o seu cliente, melhor para o seu negócio.

Cliente Potencial – O segredo de Steve Jobs

“Nós estamos aqui para fazer a diferença no universo. Por qual outro motivo estaríamos aqui”? (Steve Jobs)

Quando perguntaram a Steve Jobs, da Apple, qual era o público-alvo do iPod, sabe o que ele respondeu?

– Qualquer pessoa que não quer carregar dez mil CDs por aí.

Jobs compreendeu um problema que atingia todos que gostam de ouvir música, independentemente de faixa etária, localização, nível educacional. O que aconteceu? Ele não só criou apenas um novo produto. Criou uma nova forma de ouvir música. Se antes você precisava comprar um CD inteiro para ouvir sua música preferida, com o iPod surgiu a cultura de baixar uma música e pagar por ela. O novo MP3 Player revolucionou a indústria fonográfica. A Apple criou um produto com total integração com iTunes, o canal de venda e de distribuição, ao mesmo tempo, transformou uma cultura geracional. Tudo isso a partir de um aspecto: colocar no centro do negócio a experiência do cliente.

Jobs definiu seu público por um problema em comum. A mesma dor. Não atingiu uma persona, criou um segmento.

Os clientes pediram em pesquisa para ser criado um aparelho como o iPhone? Não. Da mesma forma que não pediram para ser criada a máquina de lavar roupas. Nem sempre o seu cliente é consciente do problema que tem até que você mostre a solução. E esse é o seu maior mercado. Lembra disso? 

Que tal olhar para o seu mercado alvo e identificar o problema que eles estão tendo.  

Em uma noite fria, dois grandes empresários de tecnologia tentavam pegar um táxi no retorno de um evento da área. Pensaram como seria interessante ter um serviço que oferecesse um carro com motorista particular usando o celular. Um ano depois, nasceu o Uber

Em Bogotá, surgiu um serviço de entrega para facilitar a logística. Hoje o Rappi facilita a vida de qualquer pessoa que precisa que uma encomenda seja entregue com facilidade e segurança. O exército de amarelinhos revolucionou o serviço de entrega. “Entrega qualquer coisa” é o lema da solução desenvolvida que tem como centro o problema do cliente.

Perceba as conexões ao definir seu cliente alvo pelo problema do segmento.

Quem era o cliente do iPad?

– Qualquer pessoa que não queria andar com 10 mil CDs.

Quem era o cliente do Uber?

– Qualquer pessoa que deseja ter liberdade de locomoção a partir do celular.

Quem era o cliente do Rappi?

– Qualquer pessoa que precisa que uma entrega seja feita a qualquer momento.

A melhor forma de descobrir o problema é se comportar como um cliente. Sinta na pele o que o seu cliente sente. Com certeza ao descobrir um problema que afeta um segmento inteiro, você vai descobrir o seu próprio oceano azul e nadar nele.

“Você não pode simplesmente perguntar aos consumidores o que eles querem e daí tentar dar isso a eles. Assim que você conseguir construir isso, eles já vão querer algo novo.” (Steve Jobs)

Gostou de conhecer mais sobre identificar os seus clientes? Comente e compartilhe. Vamos juntos nessa jornada.