A parte mais importante da identidade de uma empresa é o Porquê de sua existência. Pequena, média, grande empresa, ou até mesmo para um microempreendedor individual, o propósito é o fator norteador que traz relevância, diferenciação e exclusividade, cria um valor inestimável na mente dos clientes e fornecedores.

O escritor inglês Simon Sinek, especialista em gestão e liderança, em seu livro Comece pelo Porquê (Start With Why, de 2009) aborda como propósito o seu porquê. Todos os líderes e empresas de sucesso começaram com o porquê. A ideia é ilustrada com o círculo dourado, composto das três questões que definem um negócio: o que fazemos, como fazemos e por que fazemos.

 A maioria das empresas estrutura todo o seu modelo de negócio e o seu marketing de fora para dentro. O grande esforço é descrever o que vendem, quanto custa, onde entregam. Algumas empresas sabem como fazem aquilo que oferecem. Todas as ferramentas, processos, meios e proposta de valor que oferecem ao cliente. No entanto, poucas empresas estruturam seus negócios de dentro para fora. Por que vendemos o que vendemos? Qual o nosso verdadeiro propósito? Por que somos importantes?

A grande diferença está nos resultados de longo prazo. Quando você se posiciona dizendo o que faz e como faz não cria um fator relevante de diferenciação capaz de manter a fidelidade dos clientes. O que vende (comida saudável), como (cardápio de alimentação semanal com acompanhamento de uma nutricionista), por quê (ajudar pessoas que não têm tempo de cozinhar diariamente a terem uma alimentação saudável de forma prática e saborosa).

Somos seres linguísticos! ao dizer o que faz, você ativa o neocórtex, responsável por processar as informações mais racionais. Ao comunicar o seu porquê você ativa o cérebro límbico, responsável pela emoção e tomada de decisão.

Veja como definir-se pelo seu propósito é algo que pode fazer a diferença em como o seu negócio é percebido.

Link:
https://www.youtube.com/watch?v=u4ZoJKF_VuA&feature=emb_logo

Para uma pequena empresa, o propósito está intrinsecamente ligado à história do seu criador ou dono, ao seu legado ou à contribuição que possa dar ao mundo. Um negócio é a expressão do propósito de vida do seu dono. Ou deveria ser. A narrativa do seu negócio é sua história pessoal, como utiliza o seu conhecimento, habilidade, talento, sonho, para contribuir com as outras pessoas e transformar suas vidas.

Se eu perguntasse: o que você faz da vida? Como você definiria o seu negócio?

Você não lava janelas. Você ajuda pessoas a enxergarem melhor a paisagem.

Você não faz eventos. Você cria uma experiência extraordinária em datas especiais.

Você não realiza serviços fotográficos. Você cria lembranças memoráveis.

Você não tem um salão de beleza. Você contribuiu com a autoestima e ajuda pessoas a se conectarem com a sua beleza.

Você não vende refeições saudáveis. Você contribui para a manutenção da saúde das pessoas oferecendo refeições balanceadas.

Você não vende roupas para atividades físicas. Você cria um estilo confortável de roupas que facilitam a prática da atividade física.

Você não vende coisas. Você ajuda pessoas.

Então qual a contribuição que você tem dado para o mundo?

O propósito, quando bem definido, e em sintonia com as necessidades das pessoas é um poderoso norteador para todas as adversidades. É o sentido de um propósito que eleva a sua diferença.

Você já percebeu que os grandes empreendedores tinham uma visão que desafiava o senso comum? E qual a diferença entre eles e você? Um dia estiveram no seu lugar, sem grandes recursos. Muitas vezes dentro de uma garagem, contando com o apoio de poucos familiares e amigos. Eles não tinham mais neurônios do que você. O que eles tinham era um propósito claro. E não era o de vender coisas. Era o de mudar a experiência das pessoas.

“Nós não estamos no ramo de café para servir pessoas, mas no ramo de pessoas para servir café.” Esse é o propósito que orientou a Starbucks.

Da mesma forma, Steve Jobs não criou um produto, criou um propósito e uma marca com toda a simbologia e mitologia de ícone cultural.

O primeiro passo para fazer o seu marketing é: descubra o propósito do seu negócio. Por que você faz o que faz? A sua história, legado, aprendizado é a narrativa mais poderosa do seu marketing.

Quando você descobrir o seu propósito vai compreender a sua diferença. E quando outros compreenderem, você haverá saído do segmento do ”eu também” e terá se posicionado como um  negócio diferenciado.

Gostou de conhecer mais sobre propósito? Se essa leitura foi útil para você, compartilhe e vamos juntos divulgar para mais pessoas.

Nossa jornada continua.