Vamos tentar entender o que é marketing?
Vamos à definição do dicionário: “Estudo das atividades comerciais que, partindo do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, procura dirigir a produção adaptando-a ao melhor mercado; estudo de mercado; mercadologia.”
Você entendeu como se aplica ao seu caso? Na definição, o marketing dirige a produção. Ou seja, ele não pode significar venda ou publicidade, pois começa a partir do conhecimento sobre as necessidades do mercado e do consumidor muito antes do produto existir. Na verdade, o marketing deveria orientar se o produto ou serviço deveria ser criado ou não.
Vamos a definição de Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno: “Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a se tornarem ainda melhores.”
A arte de criar valor e não de se livrar do estoque ou daqueles produtos que você oferta, mas esqueceu de combinar com o cliente antes. Entendeu a diferença? Quando você pensa que marketing é arranjar um jeito de vender aquilo que você jogou no mercado sem planejamento, vai continuar precisando de ferramentas como a propaganda para se livrar dos produtos. Esse é um vício caro, não acha?
Imagine a cena em uma grande empresa. O dono da empresa olha o resultado das vendas e chama o departamento de marketing: “Façam alguma coisa precisamos vender.”
O marketing pensa: “Vamos fazer uma campanha. Vamos para as mídias sociais, fazer postagens, podemos criar um viral.” Criar viral é ruim, hein? E dizer o quê, nas mídias sociais ou em qualquer outra mídia? Que estamos dando desconto. Que somos muito, muito bons, e eles, “aqueles clientes” precisam entender que o melhor para eles é comprar da gente. Aí vem aquelas campanhas pregando apologias ao produto, repletas de autoelogios à empresa: o melhor, o maior, o bam-bam-bam, desde mil novecentos e lá vai quantos anos de qualidade. E o cliente pensa: e eu com isso? Sério mesmo? Esqueceu de ouvir o cliente, e agora o problema é do marketing?
Na prática, o marketing tem sido usado para se livrar dos problemas das empresas, e não para solucionar o problema do cliente. A questão é: por que não estamos alcançando vendas satisfatórias? Por que os consumidores estão escolhendo outro produto ou serviço em detrimento do nosso? Por que “aqueles clientes” estão saindo pela nossa porta e não estão retornando? O que eles estão pensando? O que eles estão querendo? Que experiência estamos deixando de proporcionar?
Imagine agora a cena em uma pequena empresa. As vendas não estão indo bem. O que fazemos? Vamos olhar para o concorrente que está há mais tempo no mercado. O que ele está fazendo? Dando descontos. Vamos dar também. Postou um vídeo engraçadinho e as pessoas estão curtindo. Vamos fazer um também.
Não sei se o seu concorrente está no ramo do entretenimento, mas dificilmente curtidas são métricas de conversão. Podem até ser um caminho para gerar interesse ou interação, mas as métricas de vaidade nem sempre levam o produto para o carrinho. Curtidas não pagam as contas. Contudo, quando não compreende os princípios do marketing, você é levado a crer que o gramado do vizinho é mais verde. O que você faz? Vídeos engraçadinhos. E mais vídeos engraçadinhos. Obrigada por fazer meu dia ser mais divertido – dizem os clientes, e tchau!
Se os seus clientes em potencial nunca ouviram falar de sua empresa, não conhecem e não confiam em você, a sua proposta de valor é desconhecida. Qual o problema que você propõe resolver? Qual a maneira que você resolve? Qual a sua história? Você não acha que as pessoas deveriam ter acesso às ideias, valores e propostas por trás daquilo que a sua empresa oferece? Não é mais interessante dar a elas a oportunidade de captarem a diferença e o valor que sua empresa se propõe a entregar? Você consegue responder a essas perguntas ou prefere promover o seu produto sem saber antes qual a solução que você está entregando?
Enquanto você pensa, vamos a uma definição mais simples para esse começo, quando estamos descobrindo o marketing sem mistério.
“Marketing é o conjunto de conhecimentos e estratégias que tem como objetivo levar pessoas, que têm uma determinada necessidade, anseio, desejo, aspiração ou vontade a conhecerem, gostarem, confiarem e decidirem fazer negócios com você.”


Eu gosto dessa definição. É bem simples. E vai te ajudar a entender que tudo começa com a definição do problema, anseio, necessidade, desejo, aspiração ou vontade que o seu produto ou serviço pretende resolver.
Então, antes de utilizar o marketing para descartar aquilo que não foi bem planejado e não está em sintonia com as necessidades dos clientes, antes de copiar a concorrência e, sim, antes de fazer os vídeos engraçadinhos, pergunte-se qual é o propósito do seu negócio.
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Até o próximo conteúdo!