Notícia bombástica:
A sua empresa é uma empresa de marketing!
Se alguém lhe perguntar em qual ramo você atua, qual a sua resposta? Estou no ramo de lavanderias, meu negócio é floricultura, tenho uma loja de roupas femininas, trabalho com nutrição. E se eu lhe disser que, na verdade, antes de sua empresa ser de qualquer segmento, ela é, por essência, uma empresa de marketing? Mas, como assim… de marketing?
Isso mesmo. Você vende um produto ou serviço, certo? Domina todas as etapas de desenvolvimento, da criação à precificação e oferta. O que acontece quando você entende tudo sobre o que oferece e não compreende nada sobre quem mantém o seu negócio, o cliente? O que acontece quando você não sabe como construir valor e diferenciação? Vou lhe dizer o que acontece porque já vi essa história acontecer um montão de vezes.
Geralmente, o empresário monta o seu negócio e a última coisa que ele pensa é no marketing. Até porque, na cabeça dele, marketing não é pra ele. E quando pensa, acha que marketing é fazer divulgação, abrir uma conta no Instagram, abrir um canal de vendas e relacionamento do WhatsApp e pronto! Como ele acha que marketing é complicado demais, então a saída é ver o que a concorrência está fazendo e copiar tudo. Ele não sabe, mas está praticando a pior forma de marketing: O marketing do Eu também.
O que acontece quando você se posiciona como mais um? É assim que os seus clientes vão percebê-lo – mais uma lavanderia, mais uma floricultura, mais uma nutricionista, mais uma loja de roupas, mais um consertador de coisas. Como ele vai avaliar se compra de você ou do seu concorrente? Pela vantagem. E isso obriga você a sempre acompanhar também o que o seu concorrente está fazendo. Se ele baixa o preço, você baixa mais ainda. Se ele oferece desconto, você oferece também. Se ele sacrifica as margens constantemente e põe em risco a continuidade do negócio e acaba por fechar as portas, o que você acha que vai acontecer com a sua empresa?
Construir valor é ter diferenciais. Como você constrói diferenciais se você copia e se iguala aos seus concorrentes? Você é percebido pelo que faz, não pelo que diz fazer.
Outra história bem comum é o empreendedor que admite não entender nada de marketing. E, então, o que ele faz? Nada. É o que chamo de marketing da avestruz. Enfia a cabeça no buraco e fica esperando o cliente cair no colo. Quando vende, espera que o cliente fale para o próximo.
Mesmo que a empresa ofereça uma experiência extraordinária para o cliente, quanto tempo passará para a empresa ser percebida? As contas vão continuar chegando com certeza, e os clientes, não.
Sabia que existe uma vida bem melhor do que essa? O que você precisa fazer? Compreender que o seu negócio é também, um negócio de marketing. Não importa o que você diga fazer ou vender. Para ter resultados, você precisa aprender a construir valor.


Então bem-vindo ao mesmo negócio: marketing.
Não esqueça de deixar o seu comentário. Vamos começar por onde?
Por onde tudo começa, pelo conceito. Que tal compreender o que é marketing?