Como nasce um negócio? Geralmente de uma expertise. Nas pequenas empresas do comércio de produtos ou serviços, por exemplo, é o dono que sabe fazer algo. Pode ser organizar eventos, consertar celulares ou mesmo cozinhar. Ele acumulou conhecimento, experiência e criou a sua empresa. O dono, na melhor das hipóteses, aprende tudo sobre o seu próprio serviço ou produto, além de adquirir conhecimentos técnicos sobre logística, precificação, insumos, gestão de recursos. Mas não aprende nada sobre marketing, por que acha que só precisa pensar nesse assunto quando tiver recursos para divulgar os seus produtos e contratar uma agência.
Três grandes equívocos dos novos empreendedores
O que acontece com o seu negócio se você não entende nada sobre o que fazer para as pessoas conhecerem, confiarem e desejarem fazer negócios com você? Você conhece algum negócio que sobreviva sem clientes? Pois é. O fato é que a confusão que se faz sobre o marketing como sinônimo de publicidade e propaganda afastou os pequenos e médios empreendedores da principal função do marketing: desenvolver um negócio com propósito e diferenciais. Bingo!
A essência de uma pequena empresa é a sua expertise. E ela é o seu melhor marketing. Pense nisso por um instante. Não entender como aplicar princípios simples do marketing tem sido uma das causas do alarmante fechamento das empresas. Embora tenham um excelente produto ou serviço, a maioria não consegue se diferenciar. Sabe por quê? Porque não compreende como poderia construir uma percepção de valor. Por quê? Porque não aprendeu os princípios do marketing. Sim, se você tiver esse conhecimento, vai conseguir criar seu próprio marketing de valor.
Quem não constrói diferencial vai pra onde?
Quando você não consegue construir percepção de relevância para o seu cliente, o que acontece? Bom, independente do que você diz fazer ou vender, sua empresa vai para o segmento que mais cresce no país: o segmento do Eu também. E a vida não é fácil nesse segmento. Se você já está nele deve saber. Você vai correr para acompanhar o preço dos seus concorrentes, baixar suas margens e viver para pagar as contas. Era esse o seu propósito ao decidir empreender? Acho que não. Talvez você tivesse um sonho a realizar. Montar um negócio que fosse relevante para a vida das pessoas e, com isso, ser recompensado por aquilo que sabe fazer e entregar.
Se essa é a sua verdade, você precisa mudar a sua visão sobre marketing. Essa mudança de crença vai fazer você encarar o seu negócio como nunca imaginou antes. E você – sim, você mesmo – será o marqueteiro da sua empresa. O que você precisa fazer é bem simples. Estar disposto a mudar sua crença e abrir sua mente para uma nova possibilidade e uma nova abordagem sobre marketing. O seu marketing é você. É a sua essência. A sua maneira única de fazer as coisas. Volte o filminho da sua infância e encontre a motivação de fazer a diferença. Eu tenho certeza que foi para isso que você veio ao mundo, e, com certeza, foi para isso que você empreendeu.


Você deve estar se perguntando por que estou aqui lhe trazendo essa nova possibilidade de ter acesso aos conhecimentos, às ideias, aos processos, aos insights que estudei, vivencio e vivo há mais de 20 anos. Porque esse é o meu propósito: ajudar você, pequeno empreendedor a encontrar o seu.
E você, o que acha dessa nossa jornada? Vamos juntos?
Comente, compartilhe e contribua com os seus insights.