Durante toda a minha trajetória, ao trabalhar para dezenas de empresas, percebi que existe uma grande luta com o marketing. “O que faço para que o marketing funcione? Como faço para construir algo que dê certo para o meu negócio?” Essa são as perguntas que sempre ouvi de grandes empresários a pequenos empreendedores.


Há uma questão básica. Para a maioria das empresas, o marketing é visto, como algo misterioso ou indecifrável. Muitos acham que marketing é publicidade, publicidade é propaganda, propaganda é promoção, e promoção é desconto. Ou seja, para a maioria, todas essas termologias são a mesma coisa: apenas uma forma de vender, ou, grande parte das vezes, se livrar do produto. Então, as empresas recorrem ao marketing para promoverem produtos que não deveriam nem ter nascido. Ou buscam o marketing para fazerem arremesso de serviços no mercado.
Não é raro uma empresa ter um gerente para marketing e vendas, como se as funções fossem sinônimas. Ou dispor de um gerente de marketing que exerce a função de tráfego, fica entre fornecedores de serviços de comunicação e a empresa, buscando orçamentos e operacionalizando ações de um calendário promocional. Parece, esse profissional, aquelas figuras mitológicas, metade leão, metade águia e pés de boi.
E agora existe outra concepção extremamente equivocada, de que o marketing digital é uma nova espécie de marketing com segredos diferentes, ferramentas e fórmulas milagrosas.
Em suma, o cenário só piora para as pequenas e médias empresas ou para aqueles que pensam em empreender. A linha é tênue entre a sobrevivência da empresa e a manutenção da vida financeira, seja pessoal ou familiar.
Para o universo das pequenas empresas, marketing “não é para elas”. É sim para as grandes empresas que investem milhões em mídia e possuem grandes equipes. Como não compreendem (Quem? As pequenas ou as grandes?) nada sobre marketing e seus princípios, nivelam o marketing com a divulgação e acabam por não estabelecerem um modelo de negócio que seja diferenciado e percebido por seus clientes em potencial.
Por que isso acontece? Confesso que fiz essa pergunta a muitos empresários. Vou contar para você o que percebi depois de ouvi-los. Fique atento ao próximo texto!
Enquanto isso, me diga o que achou do que compartilhei com você até aqui. Escreva, comente e compartilhe.