De forma simples, propósito é a razão de a sua empresa existir. E essa razão está intrinsicamente ligada ao seu sonho, desejo, vontade e aspiração. É como você deseja contribuir. A busca por um significado provavelmente tem sido a maior busca da humanidade, porque o significado do que você faz é mais importante do que o que você […?].
Vamos a um exercício prático? Responda a essas perguntas com total sinceridade. Escreva em um caderno ou no seu computador.
1. Descreva as suas melhores habilidades.
O que você faz diferente? Que talentos possui? Você talvez tenha talento para escrever, para se relacionar, para ouvir, para falar em público. As suas habilidades, talentos naturais e competências adquiridas formam o conjunto de características pessoais que distinguem você dos 8 bilhões de pessoas.
O que geralmente as pessoas falam sobre você? Como elas percebem aquilo que você faz? Talvez você possa perguntar para os seus amigos, clientes e familiares, como eles percebem o que você faz.
Muitos anos atrás, um colega de trabalho me ligou dizendo que um empresário queria contar a história de sua empresa de modo envolvente, sem apenas falar do aniversário da empresa, mas do propósito dela. Uma história que também fizesse sentido para as pessoas, não apenas para a empresa. Ele me havia indicado por achar que eu tinha a habilidade de contar histórias envolventes. Nunca havia pensado seriamente sobre essa capacidade até aquele momento.
2. Qual a sua paixão?
O termo paixão é geralmente associado a uma atitude passional, cega ou até infantil. Mas a paixão produtiva é capaz de mover esforços em direção ao seu empreendimento e manter o seu entusiasmo nos momentos difíceis.
Amar aquilo que se faz lhe dá autoconfiança, contribui para que você se dedique ainda mais, buscando novos conhecimentos e dando energia para alimentar a sua persistência.
3.Qual o seu sonho?
Como você descreveria nos mínimos detalhes o que gostaria de estar fazendo? Como seria trabalhar com o que lhe traz realização pessoal, sucesso e a satisfação de estar fazendo algo bom para você e para outras pessoas?
Conheci o dono de uma empresa de varejo e seu filho. Era o típico negócio familiar. O avô era um vendedor ambulante. Com muita dificuldade e tenacidade, construíra um grande negócio com dezenas de lojas. O pai modernizara o negócio. E o filho? Não tinha a menor aptidão para tocar o empreendimento. Não só não tinha aptidão, como era dotado de completa apatia. O jovem cumpria com o dever, mas, por mais que ele se esforçasse, para mim estava claro: aquele negócio era o sonho que alguém dera para ele realizar, mas não era o seu sonho.
Quando perguntei: se fosse para você escolher, o que estaria fazendo da sua vida? Ele suspirou fundo e fez uma revelação: sua vida e o negócio que gostaria de ter seriam completamente diferentes do negócio da família. Ele não gostava do que fazia, não acreditava no que vendia e nem no futuro daquele negócio.
Não demorou muito para sair do negócio da família e ir atrás do seu sonho, criando um negócio diferenciado e que amava.
Ser um empreendedor não é fácil. Se você não estiver realmente motivado a acreditar que o seu negócio faz parte da sua realização pessoal, dificilmente terá um negócio diferenciado.
Lembro que entrei em uma loja para comprar um equipamento eletrônico. O vendedor me apresentou as marcas e a diferença entre elas: o preço. Ia deixando a loja quando o gerente me perguntou o que eu estava buscando, qual era a minha expectativa. A pergunta me fez focar exatamente no que eu buscava. Ele pediu para reapresentar as possibilidades. Incrível a diferença da abordagem. Saí da loja com o equipamento e outros acessórios. O que me fez acreditar na abordagem do gerente? Ele me disse que era apaixonado por aquele equipamento e me fez também acreditar nos benefícios que eu teria ao utilizá-lo.
Contou a experiência pessoal dele e de outros clientes. O primeiro vendedor sabia sobre os produtos. O segundo, amava o que fazia.