Passo 4: Descubra a sua Diferença.
Qual a maior reclamação dos clientes no seu mercado alvo/segmento?
Você pode oferecer um produto que seja tão único e inovador?
Você pode oferecer uma garantia que seja tremenda?
Você pode oferecer um serviço diferenciado agregado ao seu produto?
Você pode criar uma oferta realmente tentadora que vire a cara da sua empresa?
Você pode criar uma experiência única para quem utiliza seus serviços?
Passo 5: Descubra o que seu cliente valoriza
Algumas dicas:
Descubra o que seus clientes mais valorizam no tipo de produto/serviço que você oferece. Pontualidade? Agilidade? Limpeza? Atendimento? A experiência?
Estude a sua concorrência. Como eles se comportam, quais suas fragilidades, quais as forças, como atuam, que posicionamento já têm? Como são percebidos?
Tenha o hábito de pesquisar e conversar com seus clientes. Pergunte a eles:
Por que nos contratou?
O que acha da nossa empresa?
Sentiu falta de algo na maneira como lhe atendemos?
O que você sente falta no nosso ramo?
O que faria se tivesse uma empresa como a nossa?
Passo 6: Descubra o Propósito do Seu Negócio
Se você não quer estar no Segmento do Eu Também, vai querer estar no Segmento do Faço a Diferença, então qual é a sua diferença?
Qual é o seu propósito? O que motivaria alguém a fazer negócios com a sua empresa? Como você pretende contribuir com as pessoas?
As declarações de propósitos abaixo se referem a vários tipos de negócios. Você pode identificá-los? Exemplos:
Crio lembranças permanentes.
Ajudo pessoas na manutenção de uma vida saudável.
Ensino novos empreendedores a utilizarem os princípios do marketing para posicionarem seus negócios com propósito e diferenciais.
Ajudo pessoas a receberem qualquer encomenda, em qualquer lugar, de forma rápida e segura.
Transformo datas especiais em momentos memoráveis e em experiências inesquecíveis.
Passo 7: Formule sua Mensagem central de Marketing
A declaração de propósito é uma orientação simples e fácil. Quanto mais focada e óbvia for, melhor. Se você mesmo escrevê-la vai estar dando um passo importante no desenvolvimento do seu marketing.
Exemplo:
“Queremos ser conhecidos como a empresa que ajuda (descrição do cliente) a…. (solução que você oferece + sua diferença), fazendo (o que você oferece)”.
Formule a sua declaração. Faça e refaça até sentir que é isso que é a declaração de propósito da sua empresa, o que vai clarear as suas ideias em tempos sombrios e vai lhe dar energia para seguir em frente.
Que tal fazer a sua declaração agora?
Comente aqui as suas dúvidas e compartilhe com outras pessoas que precisam também fazer a declaração de propósito da sua empresa.
Nossa jornada continua.