Depois de identificar qual o propósito de sua empresa e o perfil do seu cliente potencial, você vai aprender a desenvolver sua declaração de propósito. Essa declaração não é para ser publicada no site, nem precisa ser emoldurada na entrada da empresa – ela precisa estar cravada na sua mente e no seu coração.
Essa é uma declaração que vai ajudá-lo a orientar o desenvolvimento de sua estratégia de negócio. Vai nortear todas as ações de marketing e principalmente, a sua gestão.
Vamos começar?
Passo 1: Identifique qual o problema do seu mercado alvo
Problema, necessidade ou desejo, vontade, aspiração.
Pergunte-se: O que as pessoas estão querendo resolver quando compram ou contratam serviços/produtos similares ao que ofereço?
Passo 2: Identifique o que você vende
Pergunte-se: Que soluções ofereço? São soluções tangíveis? Como apresento minha oferta?
Lembre-se: sua oferta não é o seu produto. É a sua promessa de realização.
Passo 3: Identifique quem é o cliente potencial ideal
Vá fundo na análise das informações sobre o seu cliente potencial. Há muitos materiais postados aqui que vão ajuda- a identificar o seu cliente por dados e características, por seu problema ou necessidade.
Crie essa persona, dê um nome, crie uma identidade, uma personalidade e deixe ela visível para você na sua sala ou no computador. Olhe todos os dias para ela e tente se conectar com esse personagem fictício que é a representação do seu cliente potencial.
Descubra tudo o que puder sobre ele. Concentre-se nas soluções que sua empresa oferece: quem precisa delas?
Lembre-se da definição de Steve Jobs quando lançou o Ipod?
“Gente que não quer carregar por aí dez mil Cds.”
Formule detalhadamente o seu cliente potencial ideal, você pode seguir estes passos:
Descrição do seu cliente potencial + o que ele deseja + o problema dele + o que ele busca + o que motiva a compra + como ele compra + quando ele compra + melhor maneira de se comunicar com ele = cliente potencial ideal.
Um exemplo:
Meu cliente potencial são empreendedores de pequenas e médias empresas, iniciando ou com poucos meses de negócio. Eles desejam muito ter uma empresa reconhecida e bem sucedida. Querem que os clientes percebam e valorizem seus produtos. Esforçaram-se muito para ter um produto de qualidade. Todavia, eles não sabem nada sobre marketing. Confundem marketing com mídia e propaganda. Pensam no marketing apenas como uma ferramenta de divulgação e não como inteligência estratégica agregada a sua gestão.
O que eles não sabem é que construir percepção é o trabalho do marketing. Como não conhecem os princípios e a importância de colocar o marketing como base do seu negócio, eles irão passar meses e até anos, gastando dinheiro em campanhas, indo atrás de clientes da maneira errada e, pior, não conseguirão criar um posicionamento relevante. Eles são motivados por conteúdos práticos e simples que possam testar e praticar no seu dia a dia. A melhor forma de convencê-los a cuidarem do marketing de sua empresa é oferecer conteúdos que eles não teriam em nenhum outro lugar.
Viu como é fácil? Que tal fazer a sua? Comente o que achou desse conteúdo e compartilhe com outras pessoas.
Nossa jornada continua.